18 julho 2008

XXI Semana Negra de Gijón

Há um ano, com as costas doridas da travessia ibérica sobre carris, andava por Gijón, falando sobre banda desenhada portuguesa contemporânea. Foi assim que descobri que na SN se fala de quase tudo, por mais exótico que pareça, desde que alguém se interesse pelo tema e se lembre de organizar uma mesa, um debate ou uma conferência. Assim, no dia em que apresentei um panorama sobre o que de mais interessante se faz por cá em termos de banda desenhada, houve quem falasse sobre o povo do Sahara, as aventuras de capa e espada ou as novidades da ficção científica na edição espanhola. É mesmo assim, a SN, variada, informal, calorosa e sempre muito participada.


(SN 2007)

Mas é o romance policial que continua a dominar em Gijón e, segundo o Diário Digital, os prémios Dashiell Hammett deste ano já foram atribuídos: Juan Ramón Biedma, com El imán y la brújula e Leonardo Oyola, com Chamamé venceram a categoria de ficção; Sanjuana Martínez, com Prueba de la fe, la red de cardenales y obispos en la pederastia clerical, venceu a categoria de não-ficção.
Quem quiser acompanhar o dia a dia da Semana Negra pode descarregar os A Quemarropa diários no site oficial. Não é a mesma coisa que recebê-los todos os dias à chegada ao recinto da SN, entre um café gelado, um flã caseiro (que saudades...) e um par de horas de boa conversa com quem estiver na esplanada, mas sempre dá uma ideia do que se passa por Gijón.

Sem comentários: