30 junho 2008

Pronto-a-ler

A exposição Pronto-a-Ler. Design de Livros em Espanha inaugura amanhã no Palácio Pombal, sede cultural do IADE (à Rua do Alecrim, em Lisboa), e estará patente até ao dia 10 de Agosto. A mostra reune mais de 400 livros editados em Espanha, entre 2000 e 2006, ilustrando a preocupação com os aspectos gráficos que forma parte intrínseca do cuidado com a edição (ou, pelo menos, com alguma edição).
A acompanhar a exposição, duas mesas redondas e um seminário: no dia 2 de Julho, a abertura académica da mostra inclui uma mesa redonda, moderada por Bárbara Coutinho (Museu do Design e da Moda), com a participação de dois editores, um espanhol e um português (não designados), bem como intervenções sobre o design de livros, a cargo de Jorge Silva e João Bicker. No dia 8 de Julho, um seminário com Henrique Cayatte e Manuel Estrada. No dia 15 do mesmo mês, um seminário sobre 'Capas Portuguesas', orientado por Jorge Silva.

Como se lê no convite, "tanto a exposição, que depois da sua exibição em Nova Iorque, Washington, México DF, Buenos Aires, São Paulo e Madrid, como as mesas redondas e o catálogo que a complementam, constituem um projecto destinado a promover o conhecimento mútuo e as relações de cooperação entre designers e editores de Espanha e os países anfitriões, mas sobretudo pretende convocar os inúmeros e afortunados amantes desse complex e fascinante objecto a que chamamos livro e que vive entre nós há mais de 500 anos."

Sem comentários: